Pulgas e Carrapatos

Descrição:

Adultos são insetos alongados, medindo de 2,5 a 3 mm, coloração marrom escurecido, ápteros, corpo comprimido lateralmente. Apresentam como características longas pernas adaptadas para saltar e aparelho sugador com palpos bem desenvolvidos. Larvas maduras medem de 4,6 a 6 mm. São esbranquiçadas, cegas e sem pernas.

Biologia:

Fêmeas ovipositam de 4 a 8 ovos após cada alimentação sanguínea, totalizando de 400 a 450 ovos durante a vida. Ovos eclodem de 2 a 14 dias. As larvas se alimentam de matéria orgânica, resíduos dos adultos ou fezes de animais. Desenvolvem-se normalmente em 3 instares, variando entre 1 a 5 semanas.

Ciclo médio de vida (ovo-adulto em dias): 7 a 21 dias
Longevidade dos adultos: mais de 2 anos.

Capacidade de voo: não Atração por luz: não Substratos: Tem preferência por sangue animal, principalmente pelos de temperatura corpórea acima de 38 °C, não havendo podem atacar seres humanos. Podem também estar presentes em gatos, cachorros, outros animais domésticos, porcos e ratos.
Onde encontrar: Frestas, fendas, rachaduras, calafetação de assoalhos, tapetes, sob camas e cortinas. Apresentam preferência por ambientes com elevada umidade relativa e temperaturas entre 13 a 37 °C.

Carrapatos

Os carrapatos são parasitas de aves e mamíferos, alimentando-se de sangue que sugam através de suas peças bucais modificadas. O tamanho varia de 0,5 a 8 mm, sendo que as fêmeas depositam seus ovos no solo. São encontrados em locais habitados por animais domésticos como currais, pastos e canis.

Existem centenas de espécies, as quais apresentam os mais diferentes comportamentos biológicos. Porém o que merece destaque em carrapatos é seu eficiente aparelho bucal que facilita a perfurarão da pele das presas e dificulta sua retirada. Isso é sempre importante no momento da remoção de um carrapato do corpo de um ser humano, devendo-se usar álcool ou uma ponta de palito de fósforo encostada no final do abdome do aracnídeo, a fim de que ele comprima seu aparelho bucal. Caso contrário há o risco do estilete permanecer no corpo e gerar futuras inflamações.

Outro aspecto importante a se comentar é que carrapatos machos possuem um esclerito no dorso de seu abdome, fato esse que não ocorre nas fêmeas. Tal ausência permite que as fêmeas suguem muito mais sangue, distendendo seu abdome e propiciando boas condições de proliferação. 
Onde encontrar: Os carrapatos podem ser encontrados em locais onde existem animais de médio e grande porte e em pastagens.