Brocas de madeiras
Outro grupo de insetos capaz de provocar estragos em móveis e estruturas de madeira é formado pelas chamadas brocas de madeira. As brocas são besouros que perfuram a madeira em busca de alimento ou abrigo. Diferentemente dos cupins de madeira seca, esses besouros passam por metamorfose completa, apresentando quatro estágios distintos de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. São as larvas as responsáveis pelos ataques à mobília e outras peças de madeira. As larvas da maioria das espécies de brocas escavam ativamente a madeira para se alimentar, preferindo peças como as de artesanato, feitas de vime ou cipó (a preferência deve-se ao tipo de madeira que tais insetos costumam infestar em ambientes naturais).
O ciclo de vida completo desses insetos pode ultrapassar um ano, e a fase larval é a mais longa. Em geral, o único dano causado pelos besouros adultos é o buraco que fazem para emergir na superfície da madeira infestada. Esses adultos vivem apenas poucas semanas. Após a emergência, os besouros se acasalam e a fêmea procura um local (que pode ser a mesma madeira da qual emergiu) para pôr seus ovos. Algumas brocas colocam os ovos na superfície da madeira, outras os depositam em fendas ou orifícios.
Dos ovos emergem as larvas, que se alimentam da madeira, cavando galerias individuais, até chegarem à fase adulta. Em geral, os orifícios de abertura das galerias estão obstruídos pelas fezes compactadas das larvas. Quando se tornam adultos, os besouros perfuram a superfície para sair em busca de parceiros, completando o ciclo. De modo geral, as pessoas só percebem a contaminação de sua mobília ou de outras estruturas de madeira pelas brocas depois que os adultos emergem, por causa dos orifícios que deixam. Raramente os besouros adultos são vistos. No entanto, sob as peças infestadas às vezes aparecem resíduos finos acumulados, semelhantes a serragem, que caem dos orifícios de saída dos adultos.
Esse resíduo, ou pó de broca, resulta da escavação da larva do besouro na peça de madeira e é comumente confundido com o pozinho do cupim.
As brocas que atacam a madeira seca, sendo por isso confundidas com cupins, pertencem quase sempre às famílias Anobiidae e Lyctidae. O ataque por anobídeos produz geralmente um pó mais grosso, enquanto o ataque por lictídeos é facilmente reconhecido pelo resíduo bastante fino, semelhante a talco. Embora seja às vezes confundido com os grânulos fecais dos cupins, o pó-de-broca é constituído apenas de aparas de madeira irregulares. As fezes das larvas das brocas de madeira permanecem no interior das galerias.